Assembleia Geral virtual da Uniodonto Amapá aprova contas de 2020 e Plano de Trabalho para 2021

A Uniodonto Amapá definiu as novas metas, objetivos e ações para 2021, nesta terça-feira (9), durante a sua 1ª Assembleia Geral Ordinária, que ocorreu por meio de videoconferência. O Plano de Trabalho para este ano está pronto e foi aprovado na AGO virtual.

Na mesma sessão remota, os cooperados também avaliaram e aprovaram a Prestação de Contas do Exercício de 2020 e o Relatório da Gestão do exercício de 2020, ambos apresentados pelo Conselho de Administração da entidade.

Para este ano, o plano vai trabalhar ações e projetos nos cinco eixos do planejamento estratégico: qualidade em atenção à saúde, garantia de acessos, sustentabilidade no mercado, aprimorar processos internos e melhorias na gestão cooperativistas.

Crescimento

O Relatório da Gestão do exercício de 2020 mostrou que, mesmo com o comprometimento de algumas ações estratégicas em virtude da pandemia do novo coronavírus, a Uniodonto Amapá apresentou um leve crescimento.

O aspecto mais significativo foi o aumento de beneficiários, que mesmo com o fechamento de alguns consultórios no pico da crise pandêmica, teve acréscimo. Atualmente, a cooperativa têm 24,8 mil beneficiários. O crescimento, aliás, é crescente desde 2014. Desde então, a Uniodonto teve aumento de 17,34% de beneficiários.

Quando se compara período de 2020 a 2014, à receita com os planos de assistência odontológica o salto é ainda maior: acima de 40%.

A presidente da entidade, Dra. Ana Valéria Silva, fez uma avaliação.

“O ano de 2020 foi muito desafiador, não somente para a diretoria e membros do conselho, mas para todos que participam da cooperativa. Tivemos que nos adequar a um modelo de teletrabalho, as perdas por conta do fechamento dos consultórios, foram desafios muito fortes. Mas, o equilíbrio financeiro que atingimos nos anos anteriores, pudemos amenizar os impactos da pandemia, evitando que cooperados contraíssem endividamentos. Passamos pelo momento crítico e estamos confiantes para 2021”, avaliou a presidente da Uniodonto Amapá.

Segundo ela para 2021 as expectativas são as melhores possíveis, considerando que o cenário de pandemia ainda permanecerá durante o ano.

O faturamento da empresa se manteve estável no ano de 2020 e teve até um crescimento no final do exercício, em comparação ao ano de 2019. Segundo a presidente, isso foi possível porque a cooperativa adotou mecanismos de gestão capazes de proporcionar superávits de caixa, como a implantação de novo software de gestão (Odontosfera), implantar novas formas de remuneração de cooperados, entre outros fatores.

“Nos mostramos capazes de superar fatores adversos, todos consequentes da pandemia. Isso porque fizemos a coisa certa que foi seguir o Planejamento Estratégico participativo e integrado. Isso nos dá motivação e otimismo para esse ano, para tomarmos as decisões estratégicas para cumprir a missão da cooperativa e manter a sustentabilidade econômica e financeira”, analisou a Dra. Ana Valéria Silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *